“Trick ‘r Treat” (ou: o filme mais esperado de 2006, 2007, 2008 e 2009)

“No Release Date Available”. Odeio ler estas quatro palavras.

Para quem não sabe, sou crítico, historiador, colecionador (2000 and counting!) e, principalmente, fã e entusiasta do cinema de horror. Não me refiro a filmes recentes feitos por grandes estúdios como Dimension, Universal e Lionsgate. Estou falando da história do gênero: do expressionismo alemão aos bons filmes de horror contemporâneos – eles existem – passando por díversos sub-gêneros do horror: giallo, slashers, splatters, zombies, exploitation e seus sub-gêneros, K-Horror, J-Horror, monster movies e por aí vai (você ainda está lendo?).

Os anos 2000, notórios pelos remakes norte-americanos de produções estrangeiras, também destacam-se pelas pequenas pérolas que surgem no gênero. Geralmente são filmes de baixo orçamento, que através de um bom roteiro, fotografia, atuações e direção, buscam chamar atenção de grandes distribuidoras em pequenos festivais de horror que acontecem por todo o mundo.

trick1
NÃO é o caso de “Trick ‘r Treat”, produção de horror escrita e dirigida por Michael Dougherty – novato na direção, mas roteirista de “Superman Returns” e “X-Men 2″. Antes mesmo do filme ser exibido e sagrar-se vencedor do prêmio Audience Award do Screamfest Horror Film Festival 2008, realizado todos os anos em Los Angeles, tendo sua programação considerada uma das mais respeitadas de todos os festivais de cinema marginal pelo mundo, a Warner Bros. Pictures já havia comprado os direitos de exibição, divulgação e distribuição do longa de Dougherty.

Quando a Warner comprou os direitos de exibição? Em 2006! Entre no IMDB e você notará que ao lado do filme, o ano de produção consta como 2008. Porém, o filme está pronto desde 2006 e desde então, já teve datas de theatrical release confirmadas e canceladas quase meia dúzia de vezes. O último cancelamento foi no dia 11 de novembro do último ano e deste então, não há mais previsão de lançamento. (Clique aqui e veja um poster do filme com a data de 2007 e aqui um com a data de 2008).

Apesar deste movimento estranho da WB – que alguns julgam ser testes e mais testes de audiência – o filme vai se tornando famoso, sendo exibido em diversos festivais pelo mundo e living up to the hype, apesar de ainda ser inédito nos festivais brasileiros. Graças a um amigo americano, editor de um site de horror, tive acesso a esta pequena, mas graciosa obra. E depois de assisti-la, ficar indiferente sem compartilhar uma opinião, seria uma ofensa.

A cada dez filmes de horror realizados hoje em dia, nenhum se salva. Talvez, a cada 20 filmes de horror, um possa ter seu valor. O gênero é cada vez mais marginalizado em alguns países como o Brasil, mas nos EUA e na Europa, onde ainda tem muita força, coisas boas aparecem. Recentemente tivemos o espanhol “[REC]“ como exemplo, os franceses “Ils”, “Frontière(s)”, “À l’intérieur”, “Martyrs” e os norte-americanos “All the Boys Love Mandy Lane”, “Automaton Transfusion”, “Repo! The Genetic Opera” e o sueco “Let the Right One In”, todos obras-primas e este último considerado por mim como o melhor filme de 2008 – um filme MUITO delicado sobre um garoto que se apaixona por uma menina vampira e vencedor de 18 prêmios – até aqui – pelo mundo.

trick3
Sobre “Trick ‘r Treat”. Nos anos 1970, houve uma forte onda de filmes violentos, puxados principalmente por “O Massacre da Serra Elétrica”. Os anos 1980 foram diferentes: houve uma amenização do gênero. Os filmes violentos estavam lá – como a então recém estreada franquia “Sexta Feira 13″ -, mas os filmes que alcançaram maior notoriedade foram os chamados “monster movies”, que apesar do nome, não eram filmes violentos, mas muitas vezes filmes quase familiares sobre casas assustadoras, vizinhos estranhos e cidades macabras.

“Trick ‘r Treat” resgata um pouco deste feeling: apesar de ser um filme assustador e sufocante, sabe amenizar e contrapor cenas de susto com belas e longas sequências em torno da fictícia cidadezinha sem nome. O filme, estrelado por Anna Paquin, se passa na noite do dia 31 de outubro (Halloween) e conta a história de quatro grupos de pessoas, onde cada um deles vive uma situação apavorante, que posteriormente, se unem magistralmente no roteiro de Dougherty.

Aliás, o diretor parece ter criado um mundo próprio para si. Um mundo muito semelhante ao universo criado por Tim Burton em “O Estranho Mundo de Jack”. Eu, que vou cada vez menos ao cinema e assisto cada vez mais filmes em casa, lamento não ter tido a oportunidade de ver este filme em uma tela grande. Em geral, “Trick ‘r Treat” é divertidíssimo. Ao mesmo tempo em que assusta e cria um clima de tensão, é uma celebração ao espírito do Halloween, com dosagens de violência e alívio cômico na medida certa, medida exata para consagrá-lo como não apenas um dos grandes filmes de horror atuais, mas da década.

Assista ao trailer acima, liberte-se de alguns pudores e saiba reconhecer um bom filme, independente de seu gênero. Depois, coloque o nome dele na sua listinha de filmes à conferir. Quem sabe 2009 não é o ano em que “Trick ‘r Treat” verá luz do dia.

Eu insisto: ASSISTA ao trailer.

“Trick ‘r Treat” foi por muito tempo, o filme mais esperado do ano para mim. Não é mais. Já dando a dica, meu próximo alvo é o filme “Paranormal Activity”, que ganhou o prêmio Honorable Mention no Screamfest Horror Film Festival 2007. Clique aqui e veja o trailer perturbador. Dizem que o filme é tão perturbador quanto. Lógico que o filme também não tem nenhuma previsão de estréia nos cinemas norte-americanos – e, consequentemente, aparecer para download na Internet.

About these ads

20 Responses to ““Trick ‘r Treat” (ou: o filme mais esperado de 2006, 2007, 2008 e 2009)”


  1. 1 Geovanna January 14, 2009 at 5:59 pm

    esse trailler é REALMENTE PERTURBADOR

  2. 2 Bean January 15, 2009 at 6:13 pm

    eu tenho pavor de filme com criaturas pequenas. Digo criatura porque nao dá para saber se o mini-jack-o’-lantern do trailer eh uma criança ou não.
    adorei! adoro filmes do gênero, mas sou mais mainstream que vc. =))
    ah! e vc ta ganhando no movimento slow-blogging, parabens! bj

  3. 3 gabrielouback January 16, 2009 at 11:51 am

    ok, vc me convenceu. trick ‘r treat virou um dos que mais quero assistir esse ano.

  4. 4 icaro January 23, 2009 at 6:35 pm

    eu qeuro ver este filme com certeza.

  5. 5 Bruna April 14, 2009 at 5:20 pm

    Adoreei essa postagem , na verdade já faz um tempo que venho procurando esse filme p. baixar comprar alugar , o que seja !
    Acontece que eu dublei um dos personagens a ‘Marcy’ as dublagem ocorreram no inicio desse ano e quando eu dublei senti que esse filme era legaal mesmo não tendo visto todas as partes dele e desde então venho procurando-o . Se vc souber quando ele irá ser lançado p. venda , aluguel ou que seja p. download porfavor poste aqui , adoraria receber essa informação .

  6. 6 Lígia May 11, 2009 at 8:09 pm

    Pois, eu já estou á espera desde 2007 e nada…só agora que decidi procurar é que percebi o que se passava.Olha Felipe adorei o post, muito esclarecedor:) se eu vir o filme disponivel pela net podem ter a certeza que venho aqui avisar!
    E Felipe, num sabia da existencia desse “Paranormal Activity”, mas fiquei surpreendida!Obrigada!

    Beijo de Portugal:)

  7. 7 Lígia May 11, 2009 at 8:14 pm

    Desculpa ter chamado Felipe…Só agora vi que te chamas Pedro…Milhoes de desculpas;)

  8. 10 Samir October 5, 2009 at 6:35 pm

    To pegando o torrentzao desse filme ja. Parece bom.

    Eu sou meio relapso quanto a roteiro em filme de terror. Se me assusta, deixa tenso ou da medo eu gosto, mesmo que a historia seja de Quiabos assassinos.

    Só pelo trailer ja to baixando. Ainda mais que tem a Anna Pakin e o Tahmoh Penikett.

    Pra mim sempre surgem umas surpresas no gênero que eu nao esperava q fossem tao bons. Como o REC e o O Orfanato.

    Olha, tem um que eu vi 2 vezes no cinema. E caso eu veja uma terceira vou morrer de medo de novo. Não é um filme bom mas é tenso. O “The Strangers” (Os Estranhos), com o scott Speedman e a Liv Tyler, já viu?

    Tá, o roteiro é uma merda, e é um filme totalmente sem razão de existir e que não vai a lugar nenhum, mas o trabalho de edição de som desse filme e direção de fotografia são mto bons. Fico tenso do começo ao fim do filme. O trailer é uma coisa fora do comum. tanto que ganhou até premio aí num Awards da vida de terror.

    Tanto o The Strangers quanto esse tem a coisa mais apavorante ever: máscaras brancas sorridentes. PA-VOR. Se for um combo máscaras + palhaço de circo então. IN-FAR-TO!

  9. 11 Ana Cranes October 24, 2009 at 9:20 pm

    Acabei de ver o filme e achei maravilhoso. Mas estou querendo saber se ele é baseado em história em quadrinho ou foi apenas uma homenagem ao gênero.

  10. 12 Rangel January 14, 2010 at 5:14 pm

    Legal, vamos ver no q vai dar isso!!!

  11. 13 M. Marcelo Martins March 4, 2010 at 3:17 pm

    Parabéns, Pedro. Seu gosto por filmes de terror é fantástico. Também sou apreciador de filmes deste gênero e principalmente dos mais antigos. sou sincero em dizer que vim procurar esse filme por causa do ator canadense Jean-Luc Bilodeau (excelente jovem ator) da série americana Kyle Xy e me surpreendi com o trailer deste que ótimo filme de terror. Inclusive ja anotei alguns da sua lista, se me permite.
    Obrigado por teres este blog. Valeu garotinho. Vou assistí-lo hoje mesmo.

  12. 14 Akyra Dark Sweet Poison May 22, 2010 at 7:39 pm

    This movie is the beast!!! I love this trailer and i’m like this my friends have afraid to stay the Halloween with me and make another things too.
    I love this movie and i will say to all my friends in the school and in my city and i will make a skary costume too the same of the boy in the movie!

    POISON,DRAWING,OR KNIFE SO MANY WAYS TO TAKE A LIFE!

  13. 15 HEL July 31, 2010 at 2:11 am

    [b]2000[/b]?
    =X
    *Impressionado…!*

  14. 16 ari October 27, 2010 at 12:43 pm

    Fiquei com vontade de ver esse filme, haha !

  15. 17 trutv on dish network Dallas, TX, Texas September 10, 2014 at 2:53 am

    Hi there, after reading this awesome piece of writing i am as well cheerful to share my familiarity here with colleagues.


  1. 1 Trick ‘r Treat / blog.ftofani.com Trackback on January 12, 2009 at 4:23 pm
  2. 2 Isolation « GORE BAHIA Trackback on October 14, 2009 at 10:14 pm
  3. 3 Halloween! Época de ver filmes de Terror! « Aracno´s filia Trackback on October 25, 2009 at 2:39 am

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




Editor


Pedro Beck é jornalista e crítico de TV.


Contato:
pedrobeck@gmail.com

Categorias


Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: